Ciência tecnologia
Campinas é conhecida nacionalmente como um importante centro de produção e difusão de conhecimento tecnológico de ponta, (juntamente, no estado de São Paulo, com São José dos Campos e São Carlos). Sua região metropolitana abrange parte de uma área que é considerada o "Vale do Silício" brasileiro e um cinturão tecnológico do estado. Isso fez da cidade uma alternativa para investimentos no país.
Embora a história que ligue Campinas à tecnologia remonte a mais de cem anos (Campinas foi a segunda cidade do mundo a adotar a tecnologia do telefone, em 1883, quando foram instalados 57 aparelhos[21], o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) foi fundado por Dom Pedro II, em 1887), a cidade ganhou um grande impulso com a estruturação do campus da Unicamp, iniciada em 1962. Foi depois da construção do campus que se instalaram em Campinas instituições como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA - antigo CTI) e, recentemente, o Laboratório Nacional de Luz Síncroton.
O município é o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por cerca de 10% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.[11]A seguir, algumas das principais instituições de ensino e de pesquisa da cidade.
- Universidades e faculdades
- Colégios técnicos
- ETE Bento Quirino (Escola Técnica Estadual Bento Quirino)
- CEPROCAMP (Centro de Educação Profissional de Campinas “Prefeito Antonio da Costa Santos”)
- COTUCA (Colégio Técnico de Campinas – Unicamp)
- ETECAP (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado)
- Colégio Politécnico Bento Quirino(Poli-Bentinho)
- Escola Preparatória de Cadetes do Exército
A cidade de Campinas é, desde 1959, é cidade sede da única escola de formação de Cadetes do Exército Brasileiro, é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Oferecendo a conclusão do 3º ano do Ensino Médio integrado à formação militar, a EsPCEx forma os futuros cadetes da AMAN e que após 4 anos de preparação se graduam com a patente de Aspirante à Oficial.